Como saber se preciso de ajuda psicológica?
Nos últimos dois meses, comecei a perceber um estado estranho em mim: parece que nada de grave está acontecendo, mas sinto uma tensão constante por dentro. Trabalho como motorista, com horários variáveis, e antes lidava bem com a pressão, mas agora, mesmo depois do fim de semana, me sinto esgotado. Comecei a me irritar com mais frequência por causa de pequenas coisas, especialmente em casa, embora saiba que isso não é culpa dos meus familiares. O sono também ficou desregulado; fico deitado por muito tempo, apenas revivendo certas situações na cabeça. Às vezes, percebo que estou evitando a convivência até mesmo com os amigos, simplesmente não tenho vontade. No começo, achei que fosse apenas cansaço e que precisasse apenas descansar, mas as férias não ajudaram muito. Você já passou por algo assim?

Comments
Na internet dizem que esses sintomas podem ser um sinal de que é preciso procurar ajuda especializada. Mas não consigo entender muito bem onde fica a linha divisória entre algo que vai passar sozinho e o momento em que é preciso fazer alguma coisa. Não quero me enlouquecer e ir ao psicólogo sem motivo. Por outro lado, já não dá mais para ignorar esse estado. Será que alguém já passou por algo parecido? Como vocês perceberam que era hora de procurar ajuda? Existem sinais claros aos quais vale a pena prestar atenção? Ou é melhor não esperar e tentar uma consulta logo de cara?
Passei por uma situação parecida depois de me mudar para outra cidade. Eu também achava que era só uma questão de adaptação e que precisava de tempo. Mas depois percebi que meu sono tinha piorado e que ficava remoendo os mesmos pensamentos na cabeça com mais frequência. Comecei a evitar encontros com amigos, embora antes, pelo contrário, sentisse vontade de socializar. Isso já me parecia estranho. Comecei a ler artigos e percebi que tinha sinais de que você precisa de ajuda psicológica . Percebi que sinais como ansiedade constante, irritabilidade e perda de interesse pelas coisas de sempre podem ser um sinal de que a mente precisa de apoio, e não apenas de descanso. O que você acha, isso acontece mais por causa da rotina e do cansaço? Você tem a sensação de que esse estado não passa sozinho?